quarta-feira, 26 de setembro de 2012

SU-37 Terminator


O Sukhoi Su-37 Super Flanker ou Terminator (Designação da OTAN: Flanker-F) é um avião militar de propulsão a jato Russo multi-missão/multi-tarefa.


O Su-37 é um monoposto de combate aéreo e ataque ao solo, derivado do Sukhoi Su-35 que por sua vez é uma derivação do SU-27. O Su-27 é um avião militar Soviético de quarta geração exportado à várias nações incluindo China. O primeiro teste do Su-37 aconteceu em Abril de 1996 no centro de vôo de Zhukovsky perto de Moscou.
O Su-37 implementou grandes aperfeiçoamentos em relação ao Su-27:
  • Modo de all-weather (capacidade de operar de dia ou de noite em quaisquer condições climáticas),
  • Radar com vigilância simultânea do espaço aéreo e terrestre, com capacidade de detectar alvos à uma distância de até 360km.
  • Acompanhamento de 20 alvos diferentes e atacar 8 alvos simultaneamente.
Su-37 possui o sistema de mira montada no capacete (HMS) podendo monitorar alvos à 45 graus do bico da aeronave e também o sistema de tiro além do campo visual (BVR – Beyond Visual Range), em outras palavras combinando-se o radar N012 do Su-37 e o míssil MAA R-77 com alcance de até 175km, com o sistema de guiagem automática é possível derrubar um caça americano F-16 antes mesmo que este perceba a presença do Su-37 em seus radares.
Além disso, a combinação dos sistemas de ataque com a mira montada no capacete dão o piloto a possibilidade de ataque "off-boresight", ou seja, possibilitam que o piloto mire num alvo e o ataque sem que o caça esteja com o nariz apontado para ele.
Su-37 também é equipado com o sistema vigilância radar traseiro N012 com capacidade para detectar alvos de 3.2m a até 50km e caças inimigos a uma distância de até 100km à 60 graus para cima e para baixo, o que torna quase invulnerável aos ataques de surpresa.
A manobrabilidade é sem dúvida o item de maior destaque deste avião, equipado com controle de empuxo vetorado (TVC - Thrust Vecttoring Control), isto é, bocais de empuxo vetorizado tridimensional, ele é capaz de realizar manobras "impossíveis", dando a vantagem de possuir 10 vezes maior eficácia do que aviões sem o sistema TVC, e por causa disso ele é considerado um dos caças mais manobráveis do mundo.


Ele pode carregar 8.000 kg de bombas e mísseis ar-ar e ar-terra em 12 pontos. O número de armas pode ser incrementado para 14 usando racks adicionais.
O SU -37 (T-10M) seria o sucessor natural do SU-30, mas acabou sendo uma versão que levou ao SU-35BM / 10BM, para exportação. Não foi fabricado em série, era um avião de demostração tecnológica.
Um vídeo sobre a incrível manobrabilidade deste caça Russo. Ele faz o impossível!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário