Rústico e eficiente, o Ilyushin IL-2 foi um avião criado para o ataque ao solo. O piloto era protegido por blindagem (Em algumas versões o artilheiro não era protegido, causando um índice de baixas elevado) e contava com 2 canhões de 23 mm. Foi um dos aviões de maior produção na história, com mais de 36.000 em todas as versões. A blindagem era armada na própria armação da aeronave, garantindo uma defesa exclusiva e quase impenetrável. O único ponto fraco do Il-2 era o resfriador do motor. Esse ponto fraco foi explorado por ases como Otto Kittel. No campo de batalha, recebeu o apelido Schwarzes Tod (Morte Negra em alemão).
Esta aeronave teve um papel crucial no Front Oriental, e na opinião dos soviéticos, foi a aeronave de participação mais decisiva na história da guerra moderna. Joseph Stalin prestou grande tributo ao Il-2 em sua própria e inimitável maneira: quando uma fábrica em particular ficou atrasada em suas entregas, Stalin telegrafou para o gerente da fábrica, declarando que "Essas aeronaves são tão essenciais para o Exército Vermelho quanto o ar e o pão."
Boa postagem!!! Gostei da comparação no fim em que se diz que as aeronaves são tão essenciais para o Exército Vermelho quanto o ar e o pão.
ResponderExcluir