terça-feira, 2 de outubro de 2012

MIG-15

Mikoyan-Gurevich MiG-15 (em russoМикоян и Гуревич МиГ-15) foi um avião de caça desenvolvido para a União Soviética por Artem Mikoyan e Mikhail Gurevich. O MiG-15 foi um dos primeiros aviões a jato de asas em flecha bem sucedido, alcançou a fama nos céus da península Coreana onde o seu desempenho ultrapassava todos os caças inimigos e ficou em pé de igualdade com o F-86 Sabre.



O MiG-15 também serviu como ponto de partida para o desenvolvimento de um caça mais avançado, o MiG-17, o qual se oporia aos caças norte-americanos na Guerra do Vietnan na década seguinte. Pensa-se que o MiG-15 foi o avião a jato construído em maior número, com cerca de 12 000 unidades construídas, não contando com as unidades construídas sob licença, fora da União Soviética, as quais poderão atirar os valores para 18 000 unidades. O MIG-15 continuou seu serviço até meados dos anos 1990 em serviço, nos países aliados à Rússia.




MiG-15

  • Caça diurno de um tripulante
  • Alcance de translado: 1.250 milhas
  • Velocidade máxima a 40.000 pés: 655 mph
  • Razão de subida: 9.055 pés/min
  • Teto de serviço: 51.000 pés
  • Armamento: 2 canhões de 23mm, 1 canhão de 37mm,  foquetes e bombas até 1.100lb sob as asas.

O MIG-15 foi concebido em 1946 para um requerimento soviético que requisitava um interceptador para grande altitude e de alta capacidade para abater alvos estratégicos. O projeto concebido na Mikoyan Gurevich foi de uma aeronave de asa enflechada, o que mostrou uma grande quantidade de idéias alemãs no projeto. Até 1947 não havia um motor adequado para o MIG-15, até que o governo inglês vendeu 25 motores Rolls Royce Nene para a Rússia. Os russos prontamente colocaram-se para criar um motor de força similar.






COMBATE:

O MiG-15 podia subir mais rápido que o Sabre em todas as altitudes, embora o último fosse ligeiramente mais rápido em voo nivelado. O teto operacional superior do MiG-15 dava-lhe uma vantagem inicial, por causa da maior aceleração num mergulho, mas o Sabre era mais pesado e por isso tinha um mergulho sustentado melhor.


As subidas do MiG-15 e as curvas apertadas (exceto em altas velocidades) lhe davam vantagem, mas esses pontos positivos eram contrabalançados pelo pobre controle em altas velocidades, a baixa taxa de rolagem e a instabilidade direcional em grandes altitudes.Seu armamento (dois canhões de 23mm e um de 37mm) era melhor para interceptação de bombardeiros do que para “dogfight”.


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